Português | English

ONC Produções

Músicos

Carlos Bica

Discografia

Look What They've Done To My Song

Frank Möbus guitarra Carlos Bica contrabaixo Jim Black bateria

1. Waiting For Tom (5:08) 2. Password (3:50) 3. Chão (5:42) 4. Look What They've Done To My Song (5:01) 5. Episódio: À Flor da pele (3:13) 6. New World (5:12) 7. The Navigator (4:10) 8. Clara Linda (3:46)

9. Bela (4:59) 10. Heranças (4:34) 11. Durme (5:38)


A propósito de “What Have They've Done To My Song” de Carlos Bica “Azul”

A música de Carlos Bica é excitante, é moderna e contagiante. Bica é um ouvinte atento ao mundo exterior – donde a sua modernidade – e um escritor de canções inato. Ele interpreta o mundo e toca-o em melodias que podemos trautear ou cantar. Nas suas composições encontramos fragmentos de coisas que apenas o nosso subconsciente reconhece, mas expostas de forma tal que elas nos surgem absolutamente naturais e óbvias. Nada que tenha a ver com alguma forma de pastiche ou resultado de copy/ paste; antes uma forma evidente de contar histórias feitas de pedaços de quotidiano que de uma forma estranha reconhecemos.
Carlos Bica tem o raro dom de escrever melodias (canções, mesmo se elas não têm letra) que nos ficam no ouvido. Ele vai buscar inspiração um pouco a todo o lado, das músicas do mundo à folk ou à música antiga, do Jazz à música erudita ocidental, mas a sua matéria-prima privilegiada parece ser cada vez mais a música pop. Há realmente muito de pop na música de Bica, como inspiração, mas também do ponto de vista da construção e da simplicidade dos temas e na própria estrutura. Esta simplicidade é no entanto pouco mais que aparente, pois que não existe qualquer espécie de concessão ou facilitismo, mas tão só uma opção por formas e melodias cantáveis (e dançáveis).
A escolha do velho hino hippie de Melanie “What have they done to my song”, para título do terceiro álbum do trio “Azul”, não é por decerto ocasional. Ele vem na linha do anterior “Twist”, mas parece querer ir mais longe na evidência da felicidade que pretende comunicar.
O trio “Azul” revela-se o executante natural e perfeito desta música inspirada. Composto de três verdadeiros virtuosos, eles raramente alardeiam gratuitamente o virtuosismo. Os três são regularmente solicitados para colaborar em inúmeros projectos nas mais variadas disciplinas, mas eles dispõem de projectos individuais interessantes projectados pelas fortes personalidades: Jim Black - esse mago das peles e dos pratos - está neste momento em tournée para apresentar o electrificante “Alas no Axis”; o originalíssimo Frank Möbus promove o radical “Risky Business” dos “Der Rote Bereich” e Carlos Bica corre entre a produção para teatro e cinema, a colaboração com músicos de vanguarda ou aquela peça maravilhosa e inclassificável que dá pelo nome de “Diz”. O “Azul” é a mais feliz e perfeita confluência dos três universos.
Modernidade, criatividade, simplicidade, são adjectivos que podemos utilizar para definir este CD. “What Have They Done To My Song” é dos discos mais excitantes que me foi dado ouvir desde há muito tempo.

Leonel Santos