Português | English

ONC Produções

Músicos

Maria João e Mário Laginha

Biografia

Maria João & Mário Laginha mantêm há mais de duas décadas um duo de invulgar cumplicidade, com centenas de concertos efectuados em Portugal e no estrangeiro e vários discos gravados.

“Iridescente”, o mais recente opus do duo, demonstra, uma vez mais, o enorme talento e criatividade de Maria João e Mário Laginha. Resultado de uma encomenda feita pela Fundação Calouste Gulbenkian para um concerto incluído no ciclo Músicas do Mundo, a música de “Iridescente” foi composta propositadamente para um invulgar ensemble: voz, piano, acordeão, harpa e percussão. Maria João assina todas as letras e pela primeira vez estende a sua capacidade criativa à música, - é de sua autoria o tema que dá nome ao álbum -, todos os restantes temas e arranjos são da responsabilidade de Mário Laginha. [mais]

Maria João & Mário Laginha com Novo Disco

“IRIDESCENTE”

Quatro anos após o último trabalho em estúdio, "Chocolate", Maria João e Mário Laginha regressam com um novo trabalho inédito. Tudo nasceu, confessa a dupla, com o convite da Fundação Gulbenkian para integrar o programa Músicas do Mundo: "Surgiu-nos a ideia de compor originais e conjugar instrumentos que gostamos numa formação invulgar: voz, piano, acordeão, harpa e percussão.
Os músicos que convidámos fazem parte da nossa família musical, são, na nossa opinião, extraordinários. Com o seu talento e afecto ajudaram-nos a construir o projecto IRIDESCENTE”

Maria João -  Voz; Mário Laginha – Piano
Eduardo Raon – Harpa; João Frade – Acordeão; Helge Norbakken – Percussão

Chocolate

Em 1983, Maria João gravava o seu primeiro disco. Nesse primeiro trabalho, Quinteto Maria João, o piano estava a cargo de Mário Laginha. A cumplicidade entre ambos foi-se aprofundando ao longo de um quarto de século, de centenas de concertos e onze discos gravados. Chocolate, o 12º disco do duo, é fruto dessa longa caminhada conjunta.
“Chocolate” é um disco especial. Pode dizer-se que comemora essa relação longa e muito forte, de 25 anos, recuperando a mesma formação instrumental do primeiro disco, embora com diferentes intervenientes para além de Maria João e Mário Laginha. Tal como o disco de 1983, “Chocolate” conta também com alguns standards e temas originais da cantora e do pianista.
"O que nos une é o amor puro, pela música e um pelo outro, por isso escolhemos o nome Chocolate", explicou Maria João. Para a cantora, que “adora chocolate”, “a música é muito saborosa, é como se os sons fossem bocadinhos de chocolate", disse a um jornal português.

Tralha

Tralha - O novo albumNas palavras de Maria João e Mário Laginha: "Com o Tralha voltámos aos álbuns de originais.
Eis o que nós mais gostamos de fazer. Compor, escrever, gravar e depois tocar e cantar ao vivo. Porquê este título? Obviamente por gostarmos dele.

Mas não deixa de ser verdade que ele tomou posse, em parte, do conceito deste disco."

Discografia

UndercoversMumadjiChorinho FelizLobos Raposas e Coiotes

CorFábulaDanças

Pode consultar todos os detalhes da discografia em http://www.mariajoao.org

 

Sites

http://www.mariajoao.org
http://www.mariolaginha.org